NEGÓCIOS E EMPRESAS

KBC nova versão de tecnologia de análise alta fidelidade operação ótima energia 05/02/2019 10:28 Fonte: BUSINESS WIRE

KBC lança nova versão de tecnologia de análise de alta fidelidade para operação ótima de energia em indústrias de processo

O Visual MESATM Multi-Period Optimizer (VM-MPO) 6 reduzirá as incertezas quanto aos custos decorrentes que ocorrem do planejamento, scheduling e comércio de energia ao longo de diversos períodos em portfólios de ativos de geração e diferentes classes de ativos

A KBC (uma empresa Yokogawa) anunciou hoje o lançamento de uma nova tecnologia de data analytics de alta fidelidade, o VM-MPO 6. Ele permitirá que os engenheiros e operadores, responsáveis pela programação, incorporem previsões mais corretas no processo de tomada de decisão ao longo de diversos horizontes temporais ao lidar com restrições dependentes de tempo, resultando em benefícios otimizados de seus sistemas de energia.

As alterações nos contratos de preço da eletricidade (ex.: fixação de preços em tempo real, fixação de preços com relação ao tempo de uso e fixação de preços de horário de ponta), a variabilidade dos preços do gás natural e a capacidade das plantas de processo de se transformarem em provedores de eletricidade para a rede elétrica, enquanto gerenciam uma ampla variedade de fontes de energia (combustíveis fósseis, fontes de energia renováveis etc.), impõem desafios sem precedentes para os engenheiros responsáveis pelo scheduling, que procuram entregar o despacho mais econômico de energia para atenderàdemanda.

Este lançamento pioneiro da KBC, integrando scheduling ótimo e otimização de tempo real para sistemas de energia, possibilita integração com plataformas e serviços de data analytics, visando àmelhor predição de variáveis não modeladas. Com a melhoria das previsões propiciadas pelas novas capacidades, os usuários agora podem ativar ações ideais mais agressivas, garantindo benefícios adicionais disponíveis no sistema.

"Em qualquer decisão de negócios existem incertezas devido a hipóteses relacionadas ao tempo", comenta Andy Howell, diretor executivo da KBC. "Estamos muito empolgados com o lançamento do VM-MPO 6 para fazer com que as indústrias de processos sejam mais inteligentes, em tempo real, ágeis e rápidas e, ao fazê-lo, acelerar a capacidade dos clientes de economizar energia, alcançar sustentabilidade e oferecer excelência operacional."

O VM-MPO 6 contempla de forma integrada “data analytics”, primeiros princípios e restrições multi-período, utilizando propositadamente otimização misto-inteira, de modo a assegurar que decisões corretas sejam tomadas quanto a quais ativos de geração devem começar a operar, daqueles que devem ser desativados e onde disponibilizar energia ao mínimo custo econômico. Estudos de caso demonstraram que este novo lançamento tem a capacidade de melhorar os benefícios de otimização em 5%.

O VM-MPO 6 constitui em um notável upgrade na já comprovada tecnologia de ponta proporcionada pela ferramenta de otimização de energia em tempo real Visual MESATM Energy Real-Time Optimizer (VM-ERTO), através da incorporação de uma camada de decisão de nível superior adicional, onde as variáveis tempo dependentes são otimamente definidas. O VM-MPO se beneficia de uma melhor conectividade entre fontes de dados, métodos de previsão, estrutura de modelo e capacidade de lidar com restrições de multi-período, para alcançar a melhor solução rapidamente. Essa tecnologia amplia ainda mais o portfólio completo de soluções de otimização de energia da Yokogawa.

O VM-MPO 6 já está disponível. Para saber mais, entre em contato diretamente com a KBC ou com uma afiliada local da Yokogawa.


Redes Sociais

vers�o Normal Vers�o Normal Painel Administrativo Painel Administrativo